Guia do Iniciante no MMA.

O MMA ja caiu nas graças dos brasileiros em geral, o tabu de que o MMA era um esporte no estilo " briga de galo " parece estar cada vez mais enfraquecido, e para melhor auxiliar aqueles que estão começando a gostar deste esporte o blog Mundo da Luta tras as regras basicas do UFC.

 


 As lutas do UFC não acontecem dentro de um ringue - elas são travadas no octógono, que é um colchão octogonal dentro de uma jaula. Suas laterais são aramadas, as arestas e ângulos têm acolchoado cobrindo as bordas e ele mede 9 metros, de lado a lado. O colchão é feito de lona, pintado ao gosto do cliente para cada evento e nunca é usado duas vezes. Existem duas portas de acesso ao octógono, e elas são seguramente fechadas no começo de cada round.

Os lutadores se enfrentam em  3 assaltos de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos.

Os resultados das lutas se definem com:
  • Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região posterior da cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.
  • Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.
Ps: No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.
  • Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.
  • Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:
Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.
Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.

Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.
  • Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc. 


 

 - O que é MMA ?
 Para começar a entender o esporte precisamos saber o que é MMA, esta sigla significa Mixed Martial Arts (artes marciais mistas) o MMA é o conjunto de estilos que faz um lutador ser completo. Para isso ele deve reunir e adaptar varios estilos de luta de uma forma em que haja equilibrio fazendo tudo fluir com perfeição na hora da luta.


- O que é preciso para se tornar um bom lutador de MMA ?
 Para se tornar um lutador de MMA o atleta deve ser bom tanto em pé como no chão, para a luta em pé é necessario ter a técnica do Boxe (para os socos), do kickboxing (para os chutes) e do Muay Thay ( para golpes de joelhadas, cotuveladas e clinch).

Para se defender de quedas e aplicar quedas é necessário ter um bom nivel de wrestling (luta greco-romana).

 E na luta de chão o atleta deve ter um bom nivel de Jiu-Jitsu para escapar de submissões ou aplica-las conforme a sua tecnica. Assim podemos concluir que um atleta de MMA deve ser excelente em pelo menos 4 estilos complexos de luta  (por este motivo também um lutador atinge o auge da carreira com uma média de 29 anos de idade)

-Estilos de Luta.

Quando um lutador é chamado de Striker: Striker é o lutador que prefere a luta em pé, geralmente são lutadores oriundos do Muay Thay ( boxê Tailandês ), Karatê ou Taekwondo
 ( ex: Anderson Silva )

Quando um lutador é chamado de Wrestler: O Wrestler é o lutador praticante do Wrestling ( luta Greco Romana ), geralmente os lutadores desta modalidade querem levar a luta para o solo e aplicar golpes ou submissões ( ex: Chael Sonnen )

O conflito entre Wrestlers e Strikers: Um dos pontos altos do MMA, é ver qual lutador consegue fazer seu estilo prevalecer durante a luta, o Striker tem que ser imprevísivel quando aplica seus golpes caso contrario o wrestler pode antecipar o golpe e colocar o Striker no solo ( vale lembrar que os arbitros e o publico do UFC são rigorosos com lutadores que derrubam mas não são contundentes na aplicação de golpes e chaves, e logo voltam a luta em pé )

- Os Golpes.
 Nada mais é confuso em uma luta de MMA para os novatos do que enteder o nome dos golpes e o como eles são feitos, então vai aqui uma lista de golpes e movimentos mais comuns em uma luta de MMA.

O Ground and Pound: este golpe é aquele em que os wrestlers mais usam, é o golpe em que o lutador deve derrubar o outro e ficar por cima aplicando golpes e cotuveladas com o objetivo de o arbitro encerrar a luta ou o oponente desistir do combate.

O Bate-Estaca: Este Golpe é um dos mais bonitos e vibrantes de serem vistos, o lutador que vai aplicá-lo levanta totalmente o outro do chão e em seguida o derruba com força na tentativa de desmaiar o oponente ou se livrar de uma chave de Jiu-Jitsu.

O escanteio: Este já é um golpe extinto (por ser muito violento), mas que era frequente nas lutas do Pride, nele o oponente caído no chão levava um chute na cabeça do adversario que estava em pé
(como chutar uma bola de futebol) por isso quando este golpe acontecia todos diziam que o lutador que deu o chute cobrou um escanteio.

O takedown: este golpe é aquele em que o lutador basicamente tenta derrubar o outro agarrando uma das pernas (single leg) ou as duas pernas (double leg).

Golpes do Judô: São golpes do Judô o Suplex e o Ippon (estes golpes são basicamente tecnicas de derrubar o adversário a partir da luta agarrada)

As chaves do Jiu-Jitsu mais comuns: o Kimura, o Catagatami, o Mata-Leão (estrangulamento), Americana, Omoplata, Gogoplata, Chave de Joelho (knee Bar), de Panturrilha, de Tornozelo, de Braço (Arm Lock), de Perna (Leg Lock) e Triangulo.

Quando um lutador esta na guarda do outro: 
 
 Isso acontece quando os dois lutadores estão no chão o lutador que esta por cima ( de kimono azul ) entre as pernas do outro que esta no chão ( kimono preto ) é o lutador que esta na guarda.

Quando um lutador esta na meia-guarda do adversario: 
 
Nesta posição o lutador fica encima de só uma das pernas do oponente que esta no chão.


Quando um lutador esta na posição de 100 kilos.
Na posição de 100 kilos o lutador que esta por cima fica com o corpo na lateral do lutador que esta no chão.

Quando um lutador esta na posição Norte/Sul.
Nesta posição um lutador fica oposto na direção do outro, é uma posição muito usada para aplicar estrangulamentos, e joelhadas no ombro e na cabeça  (na época do Pride).

Lutador na Posição Montada:
 
Nesta posição o lutador que esta encima tem amplas condições de vencer a luta já que pode aplicar socos e chaves de Jiu-Jitsu, o lutador que esta por baixo tem que ter muita força para levantar seu corpo e desequilibrar o oponente que esta encima.