As 10 Melhores lutas de MMA de todos os tempos.

Na postagem de hoje o blog Fut_Rock terá a árdua e ingrata missão de reunir em um único post as 10 melhores lutas de MMA de todos os tempos, não somos os donos da verdade mas somos fãs de MMA que já assistiram mais de 2 mil lutas. Uma postagem sobre os 10 melhores sempre é polêmica e é claro que muita coisa boa fica de fora, mas o que vale mesmo é a discussão e a troca de opiniões, então vamos começar.

10° LUGAR: DON FRYE x YOSHIHIRO TAKAYAMA

 Resultado de imagem para don frye x takayama 

Abrimos o Ranking com um duelo clássico que aconteceu no Pride 21 Demolition em 23 de junho de 2002, a luta não valia titulo e foi casada justamente porque os estilos dos lutadores eram semelhantes, tanto Frye quanto Takayama eram lutadores que partiam pra cima e foi o aconteceu. Os dois lutadores protagonizaram uma trocação brutal que terminou com a vitória do americano ainda no primeiro round. Don Frye nunca mais foi o mesmo depois desta luta e Takayama acabou não tendo uma carreira de sucesso no MMA.

9° LUGAR: ANDERSON SILVA X CHAEL SONNEN 

Resultado de imagem para anderson silva vs sonnen 

 Em nono lugar temos uma batalha épica e uma das maiores viradas da história do MMA que aconteceu no UFC 117 em 7 de agosto de 2010, Anderson nadava de braçada na divisão dos pesos médios do UFC e quando Chael Sonnen foi escolhido para ser o desafiante muita gente achou que seria mais uma vitória fácil do Spider. No entanto após muita provocação Sonnen destruiu Anderson por quase 5 rounds e no apagar das luzes o brasileiro tirou um triângulo da cartola finalizando o americano e mantendo o seu cinturão.  Após a luta Anderson assumiu estar lutando com uma costela quebrada e o americano acabou caindo no doping, os dois voltaram a lutar pelo cinturão e desta vez Anderson venceu com facilidade.


8° LUGAR: WANDERLEI SILVA x CHUCK LIDDELL

Resultado de imagem para wanderlei silva vs chuck liddell 

Em 8° lugar temos mais um clássico do UFC e para muitos esta é a melhor luta da história do evento. Wanderlei Silva era o maior nome dos pesos médios do Pride e Liddell era o maior nome talvez do UFC, a luta ganhou status de combate dos sonhos e os dois lutadores protagonizaram um duelo espetacular no UFC 79 em 29 de dezembro de 2007. Dana White afirmou que aquela havia sido a melhor luta da história do UFC e após 3 rounds e 15 minutos de pancadaria o americano venceu o duelo que foi muito equilibrado. Liddel nunca mais lutou em alto nivel depois desta luta e se aposentou após 3 derrotas seguidas, já o cachorro louco não conseguiu repetir o sucesso que teve no japão e saiu aborrecido do evento em 2014.

7° LUGAR: FRANKIE EDGAR x GRAY MAYNARD

Resultado de imagem para EDGAR X MAYNARD 

Em 7° Lugar temos aqui uma luta meio que esquecida pelos fãs do MMA, e é uma grande injustiça pois Edgar e Maynard protagonizaram um duelo incrível em seu segundo duelo pelo titulo dos leves do UFC em 1° de janeiro de 2011. Frankie Edgar era o campeão que havia vencido o lendário BJ Penn só que ele já havia perdido antes para Gray Maynard  em uma luta que não valia titulo. Mas desta vez o cinturão estava em jogo e Edgar mostrou ser um adepto de Rocky Balboa já que foi literalmente surrado por 2 rounds seguidos lutando quase fora de si em alguns momentos. A luta parecia caminhar pra uma vitória fácil de Maynard no entanto Frankie Edgar despertou no 3° Round e passou a lutar como um verdadeiro campeão vencendo os dois últimos rounds. A luta teve um raríssimo empate e o cinturão ficou com Edgar, os dois lutaram uma terceira vez e fizeram mais um ótimo duelo que  novamente terminou com  Frankie Edgar vencendo.
6°  KAZUSHI SAKURABA x ROYCE GRACIE.
Resultado de imagem para SAKURABA X ROYCE 

Em 6° lugar temos uma rivalidade histórica, Sakuraba x Gracies sempre será lembrado como uma das maiores rivalidades do MMA e apesar de ja ter vencido Royler Gracie antes, foi contra Royce Gracie que tudo começou em 1° de Maio de 2000 no Pride Grand Prix. O evento em si foi  o primeiro Grand Prix da rica história do Pride, Sakuraba era o melhor lutador do Japão na época e teria um desafio e tanto contra o brasileiro. A luta durou íncriveis 6 rounds e 2 horas de duração onde vimos um duelo de xadrez entre dois gênios da luta agarrada, Royce tentou de tudo mas esbarrou na técnica e criatividade do japonês que parecia estar invencível naquele dia. O brasileiro fraturou o pé e o duelo terminou com o corner de Royce jogando a toalha e colocando um fim em uma luta épica. Sakuraba ainda enfrentou Igor Vovchanchyn na mesma noite e após 15 minutos de luta não aguentou continuar.

5° LUGAR: SHOGUN x MINOTOURO

Resultado de imagem para SHOGUN X MINOTOURO

 Em 5° lugar temos esta luta que para muitos deveria estar em primeiro. O duelo entre Shogun e Minotouro foi o melhor entre as academias rivais Chute boxe e Brazilian Top Team e aconteceu nas quartas de final do Pride Grand Prix em 26 de junho de 2005. Shogun era um novato e a provável zebra pois enfrentaria nada mais nada menos que Rogério Minotouro, um exímio lutador de chão e excelente boxeador mas na prática o púpilo da Chute Boxe deu um show com seu Muay Thay afiado e muito pulmão. Minotouro não ficou atrás e fez provavelmente a melhor luta da sua carreira quase nocauteando Shogun várias vezes. O duelo terminou na decisão dos árbitros e Shogun venceu por decisão unânime. Minotouro ficou muito conhecido por esse combate e Shogun conseguiu ter uma grande carreira ganhando o cinturão do Pride e do UFC.


4° LUGAR: KAZUSHI SAKURABA x KESTUTIS SMIRNOVAS.


Resultado de imagem para SAKURABA X SMIRNOVAS
 Em 4° lugar temos uma luta simplesmente heróica  do lutador japonês e talvez tenha sido a melhor luta da história do evento japonês K-1 Hero`s que aconteceu em 5 de agosto de 2006, sei que é uma luta pouco conhecida do público em geral mas desde já fica a dica do Fut_Rock para que você assista esta luta.
Em 2006 Sakuraba já não estava mais no auge mas ainda assim ele era o grande nome da organização K-1 Hero`s, já Smirnovas era um lutador da Lituânia mais conhecido pela sua trocação e que estava em uma fase ascendente na carreira. Os primeiros 4 minutos de luta foi um verdadeiro monólogo de Smirnovas que espancou de todas as maneiras o japonês, mas como um bom samurai Sakuraba resistiu e confesso que até hoje não sei como ele aguentou. O lituano simplesmente cansou de bater, Sakuraba levou a luta para o chão e finalizou chocando o mundo em uma das vitórias mais memoráveis do MMA.

3° LUGAR: MINOTAURO x MIRKO CROCOP.

 Resultado de imagem para minotauro x crocop
Com a medalha de bronze das lutas de MMA em 3° lugar temos um duelo histórico do Pride entre o brasileiro Rodrigo Minotauro e o croata Mirko Crocop que aconteceu em 9 de novembro de 2003 e valia o cinturão de pesos pesados do evento japonês. Frente a frente estavam dois dos maiores nomes da categoria e do esporte em todos os tempos, Minotauro vinha de vitórias para Dan Henderson e Bob Sapp, o croata vinha de vitórias fulminantes contra Igor Vovchanchyn e Heath Herring e era o favorito para vencer o combate. A luta foi um grande duelo e Crocop quase liquidou o brasileiro com um chute alto no final do primeiro round. Minotauro terminou mal os 10 minutos iniciais que foram amplamente dominados pelo croata. Na volta para o segundo round tudo mudou e o brasileiro estava determinado a vencer o combate, a luta foi para o chão e Minotauro na sua única chance de vencer acabou vencendo mesmo finalizando Crocop com uma chave de braço e se tornando herói nacional.


2° LUGAR: SHOGUN x DAN HENDERSON.
Resultado de imagem para SHOGUN X DAN HENDERSON 

 A medalha de prata das lutas de MMA na opinião do Blog Fut_Rock fica com o duelo épico entre Henderson e Shogun que na nossa opinião foi a melhor luta da história do UFC, o combate aconteceu no UFC 139 em 19 de novembro de 2011 e foi o primeiro Main Event de 5 rounds sem valer cinturão, mas poucos no planeta terra achavam que a luta duraria mesmo 5 rounds. Henderson estava voltando para o UFC após uma passagem histórica pelo Strikeforce e Shogun tentava ainda trilhar um caminho para uma nova disputa de titulo. Os dois lutadores realizaram uma luta impressionante e sangrenta que durou 25 minutos. Dan Henderson terminou o 5° round quase desmaiado  e Shogun calou a todos que criticavam o seu preparo físico.  A luta terminou com vitória de Henderson após decisão unânime dos árbitros mas acho que quem venceu naquela noite foi o MMA que ganhou uma luta histórica.

1° LUGAR: MINOTAURO x BOB SAPP

Resultado de imagem para MINOTAURO X BOB SAPP 
 E a medalha de ouro das lutas de MMA não podia ser para outra luta, Minotauro x Sapp foi chocante em todos os sentidos e até hoje atrai para o MMA uma enormidade de fãs. O combate aconteceu no Pride em 28 de agosto de 2002 e reuniu mais de 50 mil pessoas na arena de Tóquio e milhões de espectadores no mundo todo que foram testemunhas de da maior demonstração de superação de um lutador no MMA. Minotauro já era um lutador consagrado e era o atual campeão dos pesos pesados do pride, no entanto o duelo com Sapp não valeu cinturão pois o americano ainda era um novato no evento. Bob Sapp era monstro de quase 2 metros de altura que pesava quase 200 quilos e só tinha ao seu favor uma coisa chamada força, muita muita força. O duelo começa e logo de cara Minotauro sobrevive a 2 bate estacas que pareciam coisa de filme, o duelo prosseguiu e absolutamente tudo que o brasileiro tentou não surtiu efeito contra o americano, a vitória parecia improvável  e Sapp estava em grande forma naquele dia. O primeiro round de 10 minutos foi um show de golpes plásticos e persistência e de alguma forma Minotauro sobreviveu. Já no segundo round o americano estava cansado e o valente brasileiro sempre determinado não se intimidou e entrou mais focado tentando levar a luta para o chão. Bob Sapp tentou de tudo, bate estacas, trocação, defesas de queda mas nada parou Minotauro que levou para o chão e finalizou o americano com uma chave de braço heroica. Esta luta foi a melhor de todas pois mostrou ao mundo que o MMA era um belo esporte que podia emocionar, ensinar lições e dar grandes exemplos de vida, Minotauro x Sapp até hoje é o livro de cabeceira de muitas pessoas que tem um sonho na vida e precisam de inspiração.

2 comentários:

Rafael The_Barba disse...

Horrível a lista

Anônimo disse...

Concordo com Anderson vs Sonnen, Sakuraba vs Gracie e Shogun vs Henderson. Mas Bob Sapp e minotauro em primeiro. Deveria ser Crop Cop vs Fedor.