sábado, janeiro 25

Os Melhores Lutadores de MMA: Wanderlei Silva.

 
Pense em agressividade, fome de vitoria e disposição e estara pensando em Wanderlei Silva, este curitibano é um dos atletas mais marcantes e historicos do MMA e protagonizou diversos grandes momentos no mundo das lutas.

Wanderlei começou sua carreira treinando pela historica academia Chute Boxe onde adquiriu um Muay Thay afiadíssimo que assombra ate hoje os seus adversarios. O cachorro louco apareceu para o MMA fazendo grandes lutas em eventos de Vale-Tudo no Brasil, onde demonstrou uma agressividade quase suicida de aniquilar os seus oponentes, prova disso foi a historica luta contra Artur Mariano na final do IVC onde Wanderlei (que estava com um corte no supercílio) perdeu por interrupção do médico após dar diversas cabeçadas no oponente a abrir um corte enorme em sua propria cabeça.

 

Após ficar famoso pela forma empolgante de lutar, Wanderlei foi convidado para lutar no historico UFC Brasil, onde enfrentou o fenomenal Vitor Belfort que estava no auge da forma e acabou nocauteando Silva em segundos após uma sequencia íncrivel de socos.

Após sofrer a derrota mais rapida de sua carreira, Wanderlei fez outras 2 lutas no UFC (venceu uma por nocaute e perdeu a outra para Tito Ortiz por decisão unânime) e foi convidado para lutar no Pride  onde viveu o auge de sua carreira e protagonizou quase tudo encima dos ringues japôneses.

 

No Pride Wanderlei dominou a categoria dos medios, vencendo em sua primeira luta o americano Guy Mezger em uma combate sensacional, depois travou outra grande luta contra o duríssimo Dan Henderson onde venceu por decisão unânime, e como prova de fogo seu oponente seguinte seria Kazushi Sakuraba (maior ídolo japônes e grande lutador do evento até aquele momento).

A TRILOGIA WANDERLEI x SAKURABA.


Sakuraba era o grande ídolo do Pride e do Japão, e não era por menos, ele havia vencido 4 membros da familia Gracie, e mais alguns brasileiros sempre demonstrando muita tecnica e um jogo de chão excepcional, do outro lado Wanderlei Silva era um lutador promissor que tinha vencido dois oponentes difíceis mas nem de longe era o favorito para vencer o combate.

Na primeira luta Sakuraba claramente queria definir logo o combate e atacou o brasileiro rapidamente e de forma descuidada, o cachorro louco não perdoou e massacrou o japônes com golpes brutais  vencendo a luta por nocaute técnico. Na segunda luta que valia o cinturão da categoria dos médios Sakuraba lutou melhor e levou perigo ao brasileiro mas Wanderlei novamente não deu chances e venceu a luta após quebrar a clavicula do japônes em um forte Slam. Na terceira luta Wanderlei já era o grande lutador do Pride e novamente não deu chances vencendo a luta com uma grande sequência de socos e colocando um fim nas tentativas de Sakuaraba.

A TRILOGIA WANDERLEI x RAMPAGE JACKSON.

 

Outro grande momento na carreira do brasileiro foi a rivalidade historica contra o americano Quinton Rampage Jackson que é até hoje uma das rivalidades mais sinceras do MMA, a primeira luta foi nada mais nada menos que na final do Grand Prix dos Pesos Medios em 2003, e Wanderlei usou e abusou de seu excelente Muay Thay e  destruiu o americano aplicando joelhadas e tiros de meta que finalizaram a luta. No segundo combate Wanderlei iria defender o seu cinturão contra o americano e a chave para vitoria foi novamente o clinch brutal de Muay Thay que protagonizou um dos nocautes mais marcantes do MMA onde Rampage ficou caído nas cordas desacordado. A terceira luta aconteceu no UFC e desta vez o americano em melhor fase venceu a luta acertando um soco fatal e nocauteando Wanderlei Silva.

A RIVALIDADE CHUTE BOXE x BRAZILIAN TOP TEAM

 

Uma das grandes atrações do Pride era promover lutas entre equipes rivais, e quando se pensa em rivalidade se pensa em Chute Boxe x Brazilian Top Team, se um lado estava Shogun, Murilo Ninja, Wanderlei Silva e do outro Ricardo Arona, Mario Sperry e Rogério Minotouro todos grandes nomes dos pesos médios do Pride.

No entanto a grande rivalidade mesmo era entre Arona e Wanderlei que travaram 2 duelos quentes no evento japônes, cada lutador saiu com uma vitória e ambos saíram questionando suas derrotas.

A PASSAGEM PELO UFC.


Com o fim do Pride os lutadores migraram para o UFC para então promover os tão sonhados duelos Pride x UFC, e o duelo mais esperado era entre Chuck Liddell e Wanderlei, duelo este que ja era pra ter acontecido no japão quando Liddell entrou no Grand Prix dos pesos médios, no entando foi derrotado por Rampage Jackson e a luta não aconteceu.

A luta enfim aconteceu e não decepcionou, os dois lutadores honraram a fama de agressivos e fizeram uma luta espetacular, uma das melhores da historia do UFC, Liddell venceu por pontos.

No evento americano o brasileiro nunca conseguiu repetir o mesmo sucesso e atualmente esta com um cartel de 5 derrotas e 4 vitorias, Wanderlei ajudou a popularizar o MMA no Brasil sendo o técnico da primeiro edição do TUF junto com Vitor Belfort.

O brasileiro lutou Vale-Tudo, foi simbolo do Pride, é sinônimo de agressividade e de um bom Muay Thay, ajudou a popularizar o MMA mundialmente e até hoje é um dos lutadores mais famosos do mundo com uma legião de fãns e seguidores. O cachorro louco esta entre os 10 melhores lutadores da historia do MMA e ainda tem muita lenha para queimar.


Nenhum comentário: