quarta-feira, março 28

Golpes e Gírias do MMA.

Continuando com a " Missão" de explicar aos novatos tudo aquilo que parece complicar o entendimento de uma luta de MMA, vamos agora explicar os golpes e girias usadas em uma transmissão da luta de MMA, então vamos lá.


 

 - O que é MMA ?
 Para começar a entender o esporte precisamos saber o que é MMA, esta sigla significa Mixed Martial Arts (artes marciais mistas) o MMA é o conjunto de estilos que faz um lutador ser completo. Para isso ele deve reunir e adaptar varios estilos de luta de uma forma em que haja equilibrio fazendo tudo fluir com perfeição na hora da luta.


- O que é preciso para se tornar um bom lutador de MMA ?
 Para se tornar um lutador de MMA o atleta deve ser bom tanto em pé como no chão, para a luta em pé é necessario ter a técnica do Boxe (para os socos), do kickboxing (para os chutes) e do Muay Thay ( para golpes de joelhadas, cotuveladas e clinch).

Para se defender de quedas e aplicar quedas é necessário ter um bom nivel de wrestling (luta greco-romana).

 E na luta de chão o atleta deve ter um bom nivel de Jiu-Jitsu para escapar de submissões ou aplica-las conforme a sua tecnica. Assim podemos concluir que um atleta de MMA deve ser excelente em pelo menos 4 estilos complexos de luta  (por este motivo também um lutador atinge o auge da carreira com uma média de 29 anos de idade)

-Estilos de Luta.

Quando um lutador é chamado de Striker: Striker é o lutador que prefere a luta em pé, geralmente são lutadores oriundos do Muay Thay ( boxê Tailandês ), Karatê ou Taekwondo
 ( ex: Anderson Silva )

Quando um lutador é chamado de Wrestler: O Wrestler é o lutador praticante do Wrestling ( luta Greco Romana ), geralmente os lutadores desta modalidade querem levar a luta para o solo e aplicar golpes ou submissões ( ex: Chael Sonnen )

O conflito entre Wrestlers e Strikers: Um dos pontos altos do MMA, é ver qual lutador consegue fazer seu estilo prevalecer durante a luta, o Striker tem que ser imprevísivel quando aplica seus golpes caso contrario o wrestler pode antecipar o golpe e colocar o Striker no solo ( vale lembrar que os arbitros e o publico do UFC são rigorosos com lutadores que derrubam mas não são contundentes na aplicação de golpes e chaves, e logo voltam a luta em pé )

- Os Golpes.
 Nada mais é confuso em uma luta de MMA para os novatos do que enteder o nome dos golpes e o como eles são feitos, então vai aqui uma lista de golpes e movimentos mais comuns em uma luta de MMA.

O Ground and Pound: este golpe é aquele em que os wrestlers mais usam, é o golpe em que o lutador deve derrubar o outro e ficar por cima aplicando golpes e cotuveladas com o objetivo de o arbitro encerrar a luta ou o oponente desistir do combate.

O Bate-Estaca: Este Golpe é um dos mais bonitos e vibrantes de serem vistos, o lutador que vai aplicá-lo levanta totalmente o outro do chão e em seguida o derruba com força na tentativa de desmaiar o oponente ou se livrar de uma chave de Jiu-Jitsu.

O escanteio: Este já é um golpe extinto (por ser muito violento), mas que era frequente nas lutas do Pride, nele o oponente caído no chão levava um chute na cabeça do adversario que estava em pé
(como chutar uma bola de futebol) por isso quando este golpe acontecia todos diziam que o lutador que deu o chute cobrou um escanteio.

O takedown: este golpe é aquele em que o lutador basicamente tenta derrubar o outro agarrando uma das pernas (single leg) ou as duas pernas (double leg).

Golpes do Judô: São golpes do Judô o Suplex e o Ippon (estes golpes são basicamente tecnicas de derrubar o adversário a partir da luta agarrada)

As chaves do Jiu-Jitsu mais comuns: o Kimura, o Catagatami, o Mata-Leão (estrangulamento), Americana, Omoplata, Gogoplata, Chave de Joelho (knee Bar), de Panturrilha, de Tornozelo, de Braço (Arm Lock), de Perna (Leg Lock) e Triangulo.

Quando um lutador esta na guarda do outro: 
 
 Isso acontece quando os dois lutadores estão no chão o lutador que esta por cima ( de kimono azul ) entre as pernas do outro que esta no chão ( kimono preto ) é o lutador que esta na guarda.

Quando um lutador esta na meia-guarda do adversario: 
 
Nesta posição o lutador fica encima de só uma das pernas do oponente que esta no chão.


Quando um lutador esta na posição de 100 kilos.
Na posição de 100 kilos o lutador que esta por cima fica com o corpo na lateral do lutador que esta no chão.

Quando um lutador esta na posição Norte/Sul.
Nesta posição um lutador fica oposto na direção do outro, é uma posição muito usada para aplicar estrangulamentos, e joelhadas no ombro e na cabeça  (na época do Pride).

Lutador na Posição Montada:
 
Nesta posição o lutador que esta encima tem amplas condições de vencer a luta já que pode aplicar socos e chaves de Jiu-Jitsu, o lutador que esta por baixo tem que ter muita força para levantar seu corpo e desequilibrar o oponente que esta encima.

Nenhum comentário: