sábado, julho 13

Metal Gear Rising: Revengeance - ANÁLISE

Introdução: Metal Gear Rising é um jogo de ação que coloca o jogador na pele de Raiden o famoso ninja ciborgue da série Metal Gear Solid. O jogo foi desenvolvido pela Platinum Games e tem como a maior inovação a precisão em cortar tudo com a espada (no jogo não é bem assim, você não pode cortar sair cortando tudo o que der na telha).
Especificações do Jogo

-CARACTERÍSTICAS: Metal Gear Rising é um jogo linear em terceira pessoa onde conforme você vai avançando soldados inimigos e robôs vão aparecendo pelo caminho, e no final de cada fase você tem um chefe para enfrentar, até aqui o jogo é bem simples e fácil de entender.

 Um ponto forte do jogo é que ele é trás legendas e menus em português, e isso faz toda a diferença em um jogo da série Metal Gear que sempre teve como forte caraterística diálogos longos e uma estória bem complexa.

-JOGABILIDADE: Falar em Metal Gear é a mesma coisa que falar em jogos Stealth onde jogar de forma sorrateira é sempre prioridade, mas não é o caso deste jogo, aqui o negócio é porrada e as lutas são bem legais, Raiden se move rápido e tem uma série de golpes complexos que tornam os confrontos bem estratégicos. Em alguns momentos o jogo até pede para que você seja silencioso mas infelizmente a câmera e as possibilidades que o jogo traz não favorecem muito isso.
A câmera atrapalha em alguns momentos, mas nada que te faça quebrar tudo e ir embora de raiva (algumas análises que eu li exageraram muito nisso), outro ponto criticado é que Raiden não tem um botão de defesa, e isso obriga o jogar a lutar de forma mais cautelosa, golpeando em contra-ataques e fazendo esquivas. Metal Gear Rising não é um quebra-quebra sem noção é um jogo bem desafiador.

-GRÁFICOS: quando caiu na boca do povo que Hideo Kojima (pai da série Metal Gear) não iria dirigir e nem produzir o jogo, muitos pensaram que Metal Gear Rising iria envergonhar a série tão popular da Sony, mas felizmente não aconteceu isso.

O jogo tem gráficos excelentes, os personagens são grandes e cheios de detalhe e as cenas de corte estão entre as melhores que eu já presenciei em um jogo. Raiden é o tipico herói japonês, faz movimentos impossíveis, apanha que nem louco mas sempre se supera e acaba vencendo, as vezes o jogo parece um desenho, e aqueles que gostam de mangás certamente vão pular na sala, o jogo é demais.

-PERSONAGENS:  A série Metal Gear sempre teve personagens marcantes, tanto os heróis como os vilões sempre foram muito bem explorados, e Raiden fez o que todos esperavam dele, é um personagem valente e empolgante assim como vimos em Metal Gear Solid 4, mas quanto aos outros personagens, nenhum é muito explorado, e pra quem esperava ver Solid Snake, Otacon ou Meryl, sinto muito mas eles não deram as caras, a única personagem da série que faz uma curta aparição é Sunny a garotinha nerd que constroi tudo.

-GRAU DE DIFICULDADE E DURAÇÃO: Como eu já disse, o jogo é bem desafiador mesmo no nível normal, e pra quem gosta de desafios o nível mais difícil ainda trás muito mais adversários para você enfrentar, se no nível normal você enfrenta um robô em um determinado local, no nível mais difícil você enfrenta três robôs no mesmo local (acreditem é foda). A impressão que dá é de que em certos momentos você tem que reviver o espírito samurai que vivia adormecido em seu corpo.

Quanto a duração dependendo do nivel de dificuldade é possível terminar o jogo em 9 ou 10 horas, o que é uma duração curta, mas apesar de não ser tão longo, o jogo é memorável e você certamente jogará novamente.

-HISTÓRIA: A história no geral é boa, o objetivo de Raiden é acabar com um grupo que pretende transformar crianças carentes em ciborgues assassinos, como de costume acontecem muitos diálogos no jogo, política, filosofia e questões sociais são temas frequentes, o jogo é até ousado em alguns momentos criticando a política e os Estados Unidos

OPINIÃO GERAL SOBRE O JOGO:

Eu confesso que quando o jogo saiu eu não fiquei muito empolgado por conta de algumas analises que eu li mas pensei comigo, Hideo Kojima não ia dar um dos seus personagens e o nome do jogo que ele criou com tanto sacrifício de presente para uma desenvolvedora sem nem ao menos dar um palpite.

E após jogar o jogo tive a certeza de que Kojima participou nos bastidores de Metal Gear Rising, o jogo ficou excepcional e fez jus aos jogos da série Metal Gear, é claro que o fator stealth não esta presente mas ainda assim o jogo trás a essência de um Metal Gear Solid, até agora o ano de 2013 está espetacular com grandes lançamentos e jogos de muita qualidade, e posso dizer com toda a certeza que Metal Gear Rising está entre os 5 melhores jogos deste ano.

Comentem ai o que acharam deste jogo, vamos debater galera, Abraçss !!

Nenhum comentário: