terça-feira, abril 24

Alistair Overeem é oficialmente suspenso do UFC.

 

O holandês Alistair Overeem foi oficialmente suspenso devido a um flagra em antidoping no último mês de março. O lutador, que seria rival de Júnior Cigano no UFC 146, em Las Vegas, ficará nove meses sem poder tirar nova licença para lutar. Em uma longa audiência realizada nesta terça-feira, nos EUA, uma das testemunhas revelou inclusive que ele tentou fugir do exame.

O teste pelo que passou Overeem foi realizado após a coletiva de imprensa de apresentação do UFC 146, em março, quando seis atletas - inclusive Júnior Cigano -, colheram amostras de urina para análise. A do holandês mostrou um nível anormal de epitestosterona.

O detalhe, segundo o diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada Keith Kizer, é que Overeem quis evitar passar pelo teste e tentou fugir do MGM Grand Hotel, palco da coletiva. O UFC alega ter avisado todos os lutadores do teste surpresa, e o holandês só teria retornado ao saber que, caso não fizesse o teste, ele seria considerado positivo automaticamente.

Durante a audiência, Overeem entrou em contradições e alegou que estava apenas evitando uma aproximação de seus antigos empresários, da Golden Glory, com quem trava disputa judicial.

Sobre os níveis anormais de testosterona, a defesa do peso pesado afirmou que ele sofreu uma lesão na costela antes da luta contra Fabrício Werdum e novamente contra Brock Lesnar. O culpado pelo doping positivo seria, então, um anti-inflamatório receitado por seu médico. Overeem alegou não saber que a medicação não poderia ser utilizada, e o médico também disse que não avisou o lutador.

A epitestosterona é um agente mascarante e metabólico biológico da testosterona, com a função de equilibrar a quantidade de hormônio masculino produzido pelo organismo através do uso de anabolizantes. Em Overeem, o nível era 14 vezes superior ao encontrado em uma pessoa comum.

Mesmo com a tentativa de reduzir a pena, a Comissão Atlética se apegou à norma de que o atleta é responsável pelo que coloca em seu corpo, e aplicou a pena de nove meses, a contar do dia do exame, em 27 de março.

Outra tentativa de reduzir a suspensão foi com a alegação de que Overeem preferiu se retirar do UFC 146 por conta própria, mas também não surtiu efeito.

Sem o holandês no card de Las Vegas, o campeão Júnior Cigano vai pegar Frank Mir, dos EUA, que já deteve o cinturão dos pesos pesados do UFC.

Nenhum comentário: