terça-feira, abril 10

Os melhores lutadores do MMA: Royce Gracie

O MMA é hoje o esporte que mais cresce no mundo, enquanto o futebol cai cada vez mais no politicamente correto e na monotonia  o MMA cada vez mais se torna imprevisível e fascinante, todos querem ver grandes nocautes, as grandes rivalidades, disputas de titulo, lutas heróicas e tudo o que movimenta e da vida à este fantastico esporte que começou a ganhar espaço nos Estados Unidos na decada de 90 com o UFC ( que nem de perto era o que é hoje ). 

No começo o UFC era um evento único aonde o lutador fazia lutas eliminatórias até chegar na final, todos começavam nas quartas de final, passavam a semi-final e  à final, tudo na mesma noite ( sem contar que não se usava luvas, e os rounds não tinham limite de tempo).

Em 1993 Royce Gracie foi o vencedor do primeiro UFC da história, o publico ficou pasmo em ver um rapaz fransino derrubando adversarios bem maiores  e vencendo as lutas usando um "tal" de Jiu-Jitsu que ninguém conhecia.  

O fato é que no UFC 2 o brasileiro calou a boca de todos que achavam que ele havia vencido o UFC 1 por pura sorte e mostrou que era realmente um grande lutador vencendo o torneio novamente e se firmando como o grande nome do evento.

Em 1994 no UFC 4 o mundo já queria ver uma luta entre Royce Gracie e Mike Tyson ( principal nome do boxe na época ), mas ao inves disso Royce teve que enfrentar Kimo Leopoldo ( que era bem maior, mais forte, mais pesado, e mais briguento) 
Em uma grande luta ( umas das melhores de todos os tempos ) Royce exausto e depois de apanhar muito conseguiu encaixar um triangulo e vencer o americano, foi a prova viva de que a tecnica vence a força, apesar de ter sido a primeira luta da noite o brasileiro não conseguiu retornar para a segunda luta e assim "perdeu" o seu primeiro UFC.

O brasileiro voltou a fazer uma luta historica no UFC 4 desta vez a batalha foi na final contra o americano Dan Severn que era a sensação dos americanos, após quase meia hora de luta o brasileiro que ficou por baixo do americano a luta toda conseguiu vencer com um triangulo e faturou seu terceiro UFC.

Royce Gracie e Dan Severn

O brasileiro voltou no UFC 5 para a super-luta contra o americano Ken Shamrock, a luta foi amarrada, Shamrock só se defendeu, e Royce mal pôde tentar alguma coisa já que era bem mais fraco que o americano, após mais de meia hora de luta o juiz declarou empate.


Royce só voltou a lutar MMA 5 anos depois no ano de 2000, a luta foi pelo evento japonês Pride Grand Prix e o adversário seria o otimo lutador  Nobuhiko Takada, após 15 minutos de luta o brasileiro venceu por devisão dos juizes.

A sua segunda luta no Pride Grand Prix foi histórica, o brasileiro enfrentou o grande lutador japonês Kazushi Sakuraba ( que estava no auge da forma física ), a luta é até hoje a mais duradoura da historia do MMA moderno, a luta teve 1 hora e meia de duração, aonde se pode ver dois dos lutadores mais tecnicos de todos os tempos travando uma verdadeira luta de xadrez encima do ringue.


O brasileiro quebrou o pé durante a luta  e contra a sua vontade o seu córner jogou a toalha dando a vitoria ao japonês que conseguiu uma vitoria histórica sendo o primeiro lutador  a vencer o Gracie em uma luta de MMA, em 2007 eles voltaram a se enfrentar em uma luta bem menos empolgante aonde Sakuraba já estava em fase decadente  e o brasileiro venceu a luta por decisão dos juizes, depois da luta Royce foi testou positivo para esteróides anabolizantes.

O brasileiro atualmente com 44 anos quer se aposentar em agosto no UFC Rio já que em sua ultima luta no UFC em 2006 contra o americano Matt Hughes foi um verdadeiro vexame e o brasileiro foi massacrado e nem sequer passou do primeiro round.


Royce foi a origem de tudo para o UFC e para o MMA, ele mostrou a todos que para ser um grande lutador tem que se ter garra, tecnica e muita inteligência, este esporte deve muito a ele e à familia Gracie que mostrou ao mundo que sem o Jiu-Jitsu é impossivel enfrentar um lutador de Jiu-Jitsu.

Nenhum comentário: