sexta-feira, abril 6

Livro revela que a série Mortal Kombat inspirou o MMA.

 

O MMA, sigla para Mixed Martial Arts, é um esporte em franca ascensão no cenário mundial e extremamente popular aqui no Brasil.

Entretanto, para chegar a esse ponto, foi necessário convencer muitas pessoas importantes no show business que essa modalidade poderia ser lucrativa e um dos muitos argumentos que foram usados para levar a ideia adiante foi o jogo “Mortal Kombat”, como é mostrado no livro “Filho Teu Não Foge À Luta”, de Felipe Awi.

A obra conta a história do MMA e, principalmente, da família Gracie, principal expoente do Jiu-Jitsu, e como foram os primeiros passos para transformar o esporte em febre mundial. Segundo o livro, um dos argumentos para criar um programa de televisão foi o vídeo “Gracie Jiu-Jitsu in Action” e o jogo da então Midway.

“O brasileiro [Rorion Gracie] havia levado debaixo do braço uma cópia do ‘Gracie Jiu-Jitsu in Action’, que impressionou os executivos, mas o dono do SEG [Bob Meyrowitz] só se rendeu de vez quando ouviu alguém dizer: ‘Todo mundo quer saber quem ganha uma luta de verdade entre um carateca e um judoca, um pugilista e um lutador de tae kwon do’. Era verdade ele também já tinha pensado nisso. Até que alguém lembrou de um jogo de videogame e de fliperama que tinha virado febre entre os jovens na época: ‘Mortal Kombat”. [...] Dois entrariam no ringue e só um sairia. Seria como Rorion aprendeu em casa: a reprodução de uma briga de rua real”.

O autor Felipe Awi conta esta e outras histórias dos principais lutadores de MMA brasileiros, como Anderson Silva e Vitor Belfort, explicando também de forma leve e fácil de entender como o Vale-Tudo, sem regras e mais violento, se transformou no The Ultimate Fighter Championship.
“Filho Teu Não Foge À Luta” é publicado pela editora Intrínseca e está disponível nas principais livrarias pelo preço sugerido de R$ 24,90.

Nenhum comentário: