sábado, maio 5

Toquinho deixa o lado simples e mira cinturão de Anderson Silva.

 

Olhando o cartel e as grandes atuações de Rousimar Palhares, o Toquinho, não há como negar que ele é um dos mais talentosos lutadores entre os pesos médios do UFC, principalmente quando se trata de lutas que vão para o chão. É realmente impressionante sua capacidade de conseguir chaves de perna e de tornozelo. Mas sua simplicidade excessiva, quase beirando a ingenuidade, assim como sua distração em alguns combates desviaram seu caminho pelo título.

Mas o lutador mineiro terá uma grande chance de mostrar que encontrou seu rumo no Ultimate neste sábado, quando enfrenta o norte-americano Alan Belcher, no card principal do UFC on Fox 3. Toquinho vem de três vitórias consecutivas e um novo resultado positivo pode finalmente colocá-lo na direção do campeão dos médios, Anderson Silva.

A virada de jogo veio no final de 2011, quando seu mestre e mentor o ex-campeão do UFC Murilo Bustamante percebeu que ele Rousimar precisava se preocupar com outros lados da carreira, além de treinar e lutar. “A minha profissão é uma luta diária, para mim, realmente o que vem primeiro é treinar muito para poder estar preparado e assim alcançar os resultados e atingir os meus objetivos e sonhos dentro do octógono.”

“Em dezembro de 2011 fui orientado pelo mestre Murilo Bustamante, então resolvemos ter uma estrutura, pessoas que hoje me ajudam nessa área, desenvolvendo uma marca minha, um site oficial, essas coisas assim que o público gosta”, explicou, ao site do UFC, o lutador, que inclusive vem fazendo um trabalho psicológico a pedido de Bustamante.

Existe mesmo um trabalho para melhorar sua imagem, que culminou com sua vitória no UFC Rio 2, em janeiro desse ano, quando teve sua luta transmitida pela TV Globo. O jeito simples, as poucas palavras em entrevistas, a timidez ainda estão lá, mas é nítido seu esforço para aparecer mais, estar mais próximo do público.

O episódio da série Lendas do UFC, do canal a cabo Multishow, que contou a história de dificuldade e superação de Toquinho durante sua infância também ajudou nisso. Poucas pessoas conheciam o que ele tinha passado.

Agora é esperar para ver se todo esse trabalho culminará em uma luta valendo o cinturão dos médios do evento em caso de uma nova vitória, pois resultados no octógono e capacidade técnica para isso ele já mostrou que tem.

Nenhum comentário: