sábado, março 17

Regras Basicas do UFC.

O MMA ja caiu nas graças dos brasileiros em geral, o tabu de que o MMA era um esporte no estilo " briga de galo " parece estar cada vez mais enfraquecido, e para melhor auxiliar aqueles que estão começando a gostar deste esporte o blog Mundo da Luta tras as regras basicas do UFC.

 


 As lutas do UFC não acontecem dentro de um ringue - elas são travadas no octógono, que é um colchão octogonal dentro de uma jaula. Suas laterais são aramadas, as arestas e ângulos têm acolchoado cobrindo as bordas e ele mede 9 metros, de lado a lado. O colchão é feito de lona, pintado ao gosto do cliente para cada evento e nunca é usado duas vezes. Existem duas portas de acesso ao octógono, e elas são seguramente fechadas no começo de cada round.

Os lutadores se enfrentam em  3 assaltos de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos.

Os resultados das lutas se definem com:
  • Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região posterior da cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.
  • Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.
Ps: No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.
  • Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.
  • Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:
Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.
Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.

Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.
  • Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc. 

Nenhum comentário: