sexta-feira, março 16

Os Melhores Lutadores do MMA: Randy Couture.


No dia 30 de abril de 2011 o MMA ficou orfão de um dos seus maiores nomes, pois foi neste dia que o grande lutador, ídolo e herói do povo americano Randy Couture se aposentou ( pela terceira vez ) aos 47 anos após uma historica derrota para o brasileiro Lyoto Machida.

Um exemplo para aqueles que se acham velhos, um exemplo de atleta dentro e fora do octogono, enfim um exemplo de pessoa, Couture foi o unico lutador a ganhar um cinturão depois de se tornar membro do Hall da Fama do UFC,  é o atleta mais velho a ganhar um cinturão de MMA no UFC e em qualquer organização.

Randy fez sua primeira participação no UFC e no MMA aos 33 anos ( ja era considerado um excepcional atleta de Luta Olimpíca ), e venceu as duas lutas daquela noite se tornando o lutador mais cotado para enfrentar o brasileiro Vitor Belfort ( tido como invencível naquela época ) que era o atual campeão do UFC.


A luta foi marcada para o UFC 15 e Couture era o grande azarão daquela noite, azarão com motivos de sobra já que o brasileiro havia massacrado todos os seus adversarios em questão de segundos e estava invicto no torneio.

Couture abusou da estrategia naquela luta e suportou a pressão inicial do brasileiro que acabou se cansando e sendo derrubado pelo americano que não perdeu tempo e na base dos socos acabou com a luta vencendo o brasileiro e chocando todos que não acreditavam que alguem poderia vencer Belfort daquela maneira.

Randy Couture conquistou seu primeiro cinturão do UFC na luta seguinte contra o também americano Maurice Smith, depois desta luta Couture foi lutar no Japão e só voltou a lutar no UFC em 2000, a luta foi pelo cinturão dos pesos pesados contra o wrestler Kevin Randleman e Couture venceu faturando assim seu 2 titulo do UFC.


A primeira e a segunda defesa de cinturão do americano foram contra o brasileiro Pedro "The Rock" Rizzo e a primeira luta foi uma das lutas mais brutais da historia do MMA, os dois lutadores bateram e apanharam muito durante a luta, e o americano acabou ficando com a vitoria por decisão dos juizes.

Na segunda luta Couture dominou o brasileiro e venceu por interrupção do juiz.

As duas lutas seguintes não foram boas para Randy Couture pois na primeira ele perdeu o seu cinturão para o americano Josh Barnett ( que foi pego no doping ) e na segunda luta que valia o cinturão dos pesos pesados ele perdeu novamente e desta vez a derrota veio para o otimo lutador de jiu-jitsu Ricco Rodriguez.

Após duas derrotas seguidas para lutadores bem maiores, Couture abaixou de peso e foi lutar nos meio-pesados e sua primeira luta foi pelo titulo interino contra o durissímo Chuck Liddell, e Randy venceu por interrupção do juiz faturando o titulo interino.

A luta seguinte seria contra a sensação Tito Ortiz pelo titulo dos meio pesados do UFC e aos 40 anos e sendo o primeiro lutador a ganhar dois titulos do UFC por divisões de peso diferentes Randy Couture fez história vencendo por decisão unânime dos juizes.

A primeira defesa de cinturão de Couture nos meio pesados foi contra o brasileiro Vitor Belfort, na verdade seria uma revanche já que Couture havia vencido o brasileiro anos antes, e desta vez o americano se deu mal e levou muito azar, a luta teve de ser  interrompida pelo médico devido a um corte provocado pela luva do brasileiro no olho do americano.

Belfort acabou vencendo a luta e ficou com o cinturão, mas a historia não acabava por ai, já que o publico e os dois lutadores queriam mais uma luta que seria o tira teima entre os dois lutadores.


Na terceira luta entre Couture e Belfort, o americano dominou todos os 3 primeiros rounds e a luta terminou por interrupção do juiz, e Couture vencia pela segunda vez o cinturão dos meio pesados do UFC.

Após a luta contra Belfort o americano passou mals bocados nos meio-pesados do UFC, Couture perdeu o cinturão na revanche contra Chuck Liddell, e na tentativa de recuperar seu cinturão perdeu novamente para Liddell.


Após ser massacrado duas vezes nos meio-pesados Couture anunciou sua aposentadoria do MMA aos 43 anos de idade, aposentadoria esta que não durou muito já que o vovô decidiu voltar para a categoria dos pesos-pesados para tentar conquistar o cinturão do gigantesco americano de 2,03m Tim Sylvia que estava no auge da forma e era favoritíssimo


Após 5 rounds de muita estratégia e quedas impressionantes a luta foi para decisão dos juizes e o ex-aposentado Randy Couture ficou com seu terceiro titulo do UFC.

Podendo se aposentar com chave de ouro Couture optou por mais uma luta, e desta vez ele teria que defender o seu cinturão contra o brasileiro Gabriel "Napão" Gonzaga (maior, mais forte e no auge da carreira ), logo no começo da luta para a sorte do americano o brasileiro acidentalmente quebrou o nariz, mas a batalha não seria facil para Couture que no round seguinte teve seu braço quebrado pelos violentos chutes de Napão.


Após 3 rounds de uma violenta luta Couture venceu após uma sequência de socos no brasileiro que só pode se defender resultando na interrupção do juiz, e mais uma vez superando todas as expectativas Couture aos 44 anos venceu uma luta aonde ele não era o favorito.

A segunda defesa de cinturão seria contra o monstruoso Brock Lesnar, e desta vez o publico esperava ver mais uma façanha do experiente lutador, façanha esta que não veio pois Couture apesar de um otimo primeiro round acabou sendo derrotado no segundo após uma joelhada de lesnar que acabou vencendo por interrupção do juiz.


Após perder seu cinturão Couture não desanimou e voltou a subir no octogono para enfrentar o lendario brasileiro Rodrigo Minotauro, a luta foi historica ( umas das melhores de todos os tempos ), os dois lutadores se degladiaram por 3 rounds tanto o brasileiro quanto o americano sentiram os golpes durante a luta que por decisão unânime dos juizes acabou sendo vencida pelo brasileiro.

A luta contra Minotauro foi a ultima de Couture nos pesos-pesados do UFC, depois o americano voltou à categoria dos meio-pesados e venceu Brandon Vera, Mark Coleman, o ex-boxeador James Toney ( essa foi muito facil ) até sofrer a derrota para Lyoto Machida que acabou pondo um fim na sua brilhante carreira.

Randy Couture foi sem duvida o melhor lutador da historia do UFC, ninguem teve mais titulos do que ele, ninguem teve mais guerras do que ele, ninguem lutou tanto tempo quanto ele, se lendas existem Couture é uma delas.

Nenhum comentário: