sábado, março 17

Os melhores lutadores do MMA: Mirko Crocop.

         

O MMA é um esporte que reuni varias artes marciais, das mais tecnicas como Jiu-Jitsu até as mais incomuns como o Sumô, Mirko Crocop foi um daqueles lutadores que dominavam um estilo (no caso o Kickboxing) e treinava o suficiente para anular os outros estilos. Este era Mirko Cocrop um dos maiores lutadores e talvez o maior nocauteador do MMA de todos os tempos. 

Apesar da passagem irregular pelo UFC o croata não manchou em nada sua brilhante carreira que começou aos 22 anos no K1 ( torneio de luta em pé ), Crocop teve grandes lutas neste torneio, venceu lutadores como Peter Aerts, Mark Hunt e Bob Sapp mas infelizmente sempre perdia para o Holandês Ernesto Hoost, ( eterno carrasco de Crocop ).

  
           Crocop vs Ernesto Hoost

Depois de demonstrar muito coração e fazer lutas espetaculares o croata mudou de torneio e passou a lutar no Pride ( torneio japonês de MMA ) que ate então era o maior torneio de lutas do mundo, mudança esta que fez Crocop deixar de ser um mero lutador de muito coração e o transformou em um ícone das Artes Marciais Mistas.

                                         
                                              Crocop em ação no extinto Pride

Crocop fez lutas incriveis no Pride, chegou a ser o melhor lutador do torneio, com seus chutes mortais na cabeça ele fez vitimas como o nocaute sobre o ucraniano Igor Voychanchyn que foi considerado um dos melhores nocautes da historia do torneio, Yuji Nagata e Kazuyuki Fujita. 

Crocop também fez uma luta lendaria contra o japones Kazushi Sakuraba e disputou o titulo dos pesados contra o russo Fedor Emelianenko em um epico combate de 3 rounds, apesar de perder ele foi o unico que enfrentou de igual pra igual esse russo que é considerado por muitos o melhor peso pesado de todos os tempos.

Mas o auge de Crocop foi no Pride Grand Prix de 2006 onde ele derrotou na mesma noite o cachorro louco Wanderlei Silva em uma luta brutal e na final acabou com Josh Barnett e faturou o respeitado titulo do torneio japonês.
 

Depois disso Crocop foi contratado pelo UFC, o objetivo era fazer 2 lutas e disputar o titulo contra Randy Couture mas o croata teria que passar pelo brasileiro Gabriel Napão que protagonizou uma bela zebra quando no melhor estilo Crocop desferiu um  belo chute de direita na cabeça e derrotou a lenda croata.

o brasileiro fez seu nome ao derrotar crocop

Depois desta derrota Crocop não foi mais o mesmo, depois de ser derrotado novamente no UFC ele foi para o Japão tentar recuperar a velha forma mas não adiantou e no seu retorno ao UFC ele perdeu 4 de 7 lutas e as que venceu passou bem longe de ser o feroz lutador do Pride.

Na sua ultima luta no UFC 137 Cro cop enfrentou o duríssimo Roy Nelson, a torcida vaiou o americano e aplaudiu o croata ( fato inedito no UFC ) Crocop lutou com garra venceu o segundo round mas foi nocauteado com socos no terceiro round.

Mais tarde ele anunciou sua despedida do MMA, concerteza sua carreira merecia um final melhor mas ja estava na hora de parar e quem perdeu mesmo foi o esporte que jamais tera um nocauteador como Mirko Crocop.

Nenhum comentário: